Quem nunca ouviu alguém dizendo "Amélie Poulain" é o melhor filme que eu já vi, e um dos melhores filmes da atualidade(oi?)? Quem nunca ouviu alguém dizendo "Como você não gosta de Laranja Mecânica?". Bom, longe de mim julgar o trabalho do Kubrick ou do Jeunet. Mas sério nada mais pedante do que ser obrigado a gostar de certas coisas. Bom, Laranja Mecânica, para mim ao menos, realmente é "o filme", e bem Amélie Poulain, consegue ser pior do que Código Da Vinci, vide referência a nossa querida Audrey.
Acho que o mais complicado nessas frases é o pré-conceito, no sentido de julgar a pessoa quem fazemos tais questionamentos. Logicamente, uma pessoa mais bem instruída, que já viu Bergman, Tarkovsky, Fellini, pode argumentar horas explicando porquê não gostou de algo. Mas, por que o cidadão comum não, ou o pobre cineasta que está começando? Tarkovsky se assiste de pé, se não qualquer um dorme. Tente ver "O Sacríficio". São três horas de filme, e tem menos planos que um vídeo de 15 segundos no youtube. É muito bom, mas admitam, é chato, da sono, então, sério. Cada um deve ter o livre arbítrio de gostar, ou não se julgamentos. Mas ok, vamos chegar na pior parte.
Sabe como se define o tipo de pessoa que faz isso? Fácil!
Existem níveis, se é que posso chamar assim, de intelectualidade, se é que posso chamar assim também. Portanto, existe a pessoa A, que gosta de ver Tango e Cash, a pessoa B, que prefere Spielberg, a pessoa C, que gosta de Jeunet (ou qualquer filme falado em outra língua que não o inglês - vide os esquerdistas do cinema), e a pessoa D, que gosta de ver filmes, de Senhor dos Anéis à cidadão Kane, vide o nome do blog.
A pessoa A não está nem aí para o cinema, a pessoa B que freqüenta o lugar as vezes, e procura se destrair, dar algumas risadas. A pessoa C, é certamente a mais chata, e provavelmente a em maior número. Ela é o tipo que vai freqüentar cinemas alternativos, procurar novos cineastas, e julgar as pessoas, pois ela acredita que é intelectualmente desenvolvida. Mas tipo, oi? Ela ainda está no C, como pode? Pois é, ela se julga no D, pois não percebe que as suas críticas ou julgamentos se limitam ao conhecimento - limitado - que possui. Sabe o tipo de pessoa que vai na Bienal vê a parede com o escrito do nome da exposição e acha que é a obra? Aquela pessoa que diz que não vê Big Brother, mas não sabe que Metrópolis é um filme do Frtiz Lang, e não o nome da cidade do Superman. Pois então essa é a pessoa que vai te julgar. Que vai te perguntar se você ama DOGVILLE, e talvez você não goste, mas e daí? As vezes essa pessoa não sabe quem dirigiu "Os Idiotas", bem a título de informação foi o Lars Von Trier também.
Resumindo esse é o primeiro post, pois foi dessa discussão que surgiu a idéia de criar o blog.
Mas a idéia é falar do cinema, sem tentar manter o discurso pedante de sempre. Falar das coisas de uma forma descontraída. Então o nível D, é aquele que evita julgar, mas como todo bom ser humano, ele vai acabar fazendo isso. Então dêem um desconto, porque a discussão hoje é sobre o tipo C.
http://images.fan-de-cinema.com/affiches/comedie/le_fabuleux_destin_d_amelie_poulain,0.jpg
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)